Faltando menos de um mês para o início da quarta edição do Trem dos Vales, a procura por bilhetes segue intensa. O passeio já comercializou mais de 80% dos 35 mil bilhetes previstos para a edição deste ano, que inicia no dia 6 de agosto e contemplará 60 passeios (nos meses de agosto, setembro e outubro).
O trajeto do Trem dos Vales percorre 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo e é realizado com uma locomotiva a diesel, 12 vagões (ou carros de passageiros) e três vagões de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930, veículos que trazem consigo muita história para contar. Dois vagões são especiais: o carro administrativo (AM-01) e o carro administrativo presidencial (AD-09).
O AM-01 foi construído em 1924 por oficinas de Curitiba, da Estrada de Ferro do Paraná, e era utilizado para transporte de diretores de ferrovia e de diversas personalidades, como o ex-presidente da República, Nereu Ramos, em suas viagens pela malha do Paraná e Santa Catarina.
Já o AD-09 foi fabricado em 1925 nas oficinas da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, e transportava diretores da ferrovia em viagens pelo Estado. Também foi batizado de vagão Getúlio, pois como o próprio nome diz, foi amplamente utilizado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, durante as décadas de 1930 e 1940.
“Além de toda a magia proporcionada na realização de um passeio de trem, o Trem dos Vales traz aos seus passageiros atrativos naturais, culturais, aventuras e uma riqueza de histórias. Ele percorre viadutos históricos como o V-13 (considerado o maior da América do Sul), assim como os viadutos Pesseguinho e Mula Preta e, ainda, conta a história do país por meio de vagões fabricados nas décadas de 1924 e 1925, que foram restaurados, preservando a história”, afirma o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.
Mais sobre o passeio
O Trem dos Vales faz um passeio por meio da história, percorrendo os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.
Idealizado há mais de duas décadas, o roteiro ganhou os trilhos em dezembro de 2018 com uma viagem experimental. Os passeios acontecem em datas específicas durante o ano, de forma comemorativa, onde a emoção, a nostalgia e a natureza se encontram em uma viagem única e encantadora, com duração de 2 horas e 30 minutos, pela Ferrovia do Trigo. O trajeto apresenta aos turistas 23 túneis e 15 viadutos.
Nesta edição serão três meses de passeios e duas opções de horários: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h. O valor do passeio por pessoa será de R$ 148,00 e os bilhetes estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.