92 passeios acontecerão entre 12 de agosto e 17 de dezembro

Região dos Vales – O final de semana que celebra o Dia dos Pais também marca o início dos passeios do Trem dos Vales, entre Guaporé e Muçum. A temporada integra dois passeios por dia, ao longo de cinco meses, nos sábados, domingos, feriados e em alguns dias da semana, conforme calendário disponível no site (tremdosvales.com.br). 

A primeira viagem acontece no sábado (12), saindo da estação de Guaporé, passando por Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa, com destino a Muçum, a partir das 9h. Ainda existe o segundo roteiro do dia, entre Muçum e Guaporé, com saída às 14h30min. 

O trajeto

O passeio de 2h30min feito pela locomotiva diesel-elétrica G12, de 1957, percorre 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo. Também fazem parte da composição carros de passageiros (vagões) de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior. A locomotiva passa pelos trilhos de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, atravessando 23 túneis e flutuando por 15 viadutos, entre eles, o Viaduto do Exército ou V13, considerado o maior da América do Sul. 

Expectativa de público 

Um total de 45 mil turistas são esperados para 92 passeios nesta edição, um aumento de 10,8 mil bilhetes em comparação com os 35,8 mil de 2022. Destes, 33.750  já foram comercializados.

Entre os passageiros estão turistas de diferentes partes do Brasil, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul e Ceará. Contudo, a maioria dos visitantes registrados para os primeiros passeio vêm de cidades do Rio Grande do Sul. O gaúcho Mateus Vargas fez o passeio no dia dos pais de 2022, e resumiu a experiência como inesquecível. “Indico a todos. Levei  minha família no domingo do Dia dos Pais, ao qual comemorei também meu aniversário”, conta. 

Aumento do número de passeios e novidades

O Trem dos Vales tem experimentado um crescimento contínuo desde suas primeiras edições. O Coordenador dos passeios, Rafael Fontana, destaca que a cada temporada aumenta o número de bilhetes disponíveis, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o passeio e seus atrativos. “O passeio sempre encanta e revela uma oportunidade diferente de conhecer a região, por uma ótica nem sempre vista, através de construções históricas e imponentes”, destaca.

Rafael Fontana – Coordenador do Trem dos Vales – Foto: Frederico Sehn.

Em agosto, os passeios acontecem nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27; em setembro, nos dias 02, 03, 07, 08, 09, 10, 16, 17, 20, 23, 24 e 30; em outubro, nos dias 01, 07, 08, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28, 29; em novembro, nos dias 02, 03, 04, 05, 11, 12, 15, 18, 19, 25 e 26; e, em dezembro, nos dias 02, 03, 09, 10, 16 e 17. 

Uma novidade para 2023 são os combos, opções adicionais aos passeios que podem ser adquiridas pelos visitantes durante a compra dos bilhetes e incorporadas aos roteiros.

Combo Cristo Protetor: Roteiro que integra o passeio de trem a outros atrativos, incluindo: Almoço na Churrascaria & Paradouro Cristo, em Encantado; Ingresso para visitação ao Cristo Protetor, em Encantado; Visitação na Divine Chocolates, em Encantado; Visitação na cidade de Muçum conhecida também por Princesa das Pontes e acompanhante da empresa durante todo o passeio.

Combo Vinícola: Roteiro que integra o passeio de trem a outros atrativos, incluindo:  Almoço na Vinícola Giaretta, em Guaporé; Visitação e degustação de bebidas na Vinícola Giaretta, em Guaporé; City tour no Autódromo Internacional de Guaporé; Visitação a Igreja Matriz, em Guaporé; Visitação no shopping Bellas, em Guaporé Transporte entre as duas estações (pa​rtida e a de chegada) do Trem dos Vales e  acompanhante da empresa durante todo o passeio.

Combo Parque Denardi: Roteiro que integra o passeio de trem a outros atrativos, incluindo: Visitação na cidade de Muçum conhecida também por Princesa das Pontes; Entrada no Parque Denardi; Almoço no Parque Denardi; Passeio com o veículo 4×4 no Parque Denardi; Ingresso para visita ao Castelo Labirinto no Parque Denardi; Ingresso para o pedalinho no Parque Denardi; Transporte entre as duas estações (a de partida e a de chegada) do Trem dos Vales e Guia durante todo o passeio.

História do passeio

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que representa os municípios Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em 2019: em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro, foram realizados oito passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas.

Em 2020, na segunda edição do projeto, mais passeios e mais público: quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões. Em 2021, 30 mil turistas fizeram o passeio. Já em 2022 foram 60 passeios, transportando mais de 35,8.

Bilhetes e informações

Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento via WhatsApp (44) 3307-9977. Cada bilhete adulto é vendido pelo valor de R$154,00 reais, com exceção de crianças de colo entre 0 e 5 anos, que não pagam. Por ser um passeio somente de ida, o retorno rodoviário (para voltar à estação de origem) é contratado à parte, no momento da compra do bilhete. 

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com apoio e cooperação da Rumo Logística.