Saídas de Guaporé e Muçum pela Ferrovia do Trigo acontecem às 9h e às 14h30min, respectivamente, até dezembro

O Trem dos Vales deu início à temporada de passeios na manhã deste sábado (12), em Guaporé, na Serra Gaúcha. Com 586 passageiros a bordo a locomotiva G12 percorreu a maioria dos 46 quilômetros da Ferrovia do Trigo com sol entre nuvens e temperatura amena. 

Estação de Guaporé recebeu o primeiro passeio da temporada. (Fotos: Divulgação/Trem dos Vales).

Entre os atrativos mais aguardados pelos passageiros estavam os viadutos vazados Mula Preta e Pesseguinho, além do Viaduto 13. O V13 com 143 metros de altura e 509 de comprimento, é o segundo viaduto de trem mais alto do mundo e o mais alto da América Latina. O Viaduto Mula Preta, como também o viaduto Pesseguinho, são viadutos vazados em curva. Seus dormentes parecem flutuar com a vista do vale, abaixo dos trilhos. 

  5ª edição segue com passeios até 17 de dezembro. (Fotos: Divulgação/Trem dos Vales).

Pela primeira vez, a Canelense Vera Lúcia da Silva (70), fez o passeio no trajeto Guaporé-Muçum. Acompanhada por um grupo de turistas de Gravataí, ela conta que é adepta de atividades que envolvem natureza e contemplação, principalmente quando se trata de corridas e caminhadas. 

Vera fez uma coleção de registros ao longo do passeio que fez pela primeira vez hoje. (Foto: Divulgação/Trem dos Vales).

À bordo do Trem dos Vales ela pôde conhecer as belezas da paisagem que cerca a ferrovia. “É um passeio agradável. Vim com um grupo com mais de 40 pessoas e estou adorando o passeio”, disse, entre fotos e registros em vídeo. A condutora do grupo em que Vera estava era Renata Soares, que trouxe 43 pessoas para conhecer o passeio. Entre os destaques do roteiro feito por eles esteve almoço na região e visita ao Cristo Protetor, em Encantado. 

Outro passageiro que viveu a “Magia Sobre os Trilhos” nesta manhã foi Maurício Mioso (39), de Pejuçara. Acompanhado pela condutora Tanise Markus (39) e por outras 56 pessoas de Panambi/RS, ele aproveitou o passeio para conhecer as cidades do entorno, fazer fotos e degustar produtos locais. “Depois do trem vamos ficar na região para o almoço e seguir até o Cristo Protetor para conhecer o monumento”, resumiu. 

Maurício e Tanise, da região de Panambi, fizerm um roteiro pelo Vale junto com um grupo de turistas. (Foto: Divulgação/Trem dos Vales).

Todos os bilhetes vendidos no passeio entre Muçum e Guaporé

No passeio desta tarde, com saída de Muçum, o Trem dos Vales registrou mais 586 pessoas a bordo e o marco da totalidade de bilhetes comercializados. Com destino a Guaporé, o trem passou pelos 23 túneis e 15 viadutos, oportunizando às câmeras apontadas para as janelas cenas com belas paisagens e ângulos que só podem ser vistos por aqueles que percorrem os trilhos.

E foi a pluralidade de atrativos naturais que mais chamou a atenção das amigas, Bernadete Hackenhaar (70) e Sueli Pimentel (63), de Campo Bom. A dupla ficou encantada com a possibilidade de flutuar sobre os trilhos vazados. “É tão alto, fico pensando como essas estruturas foram construídas no passado, e feliz pela oportunidade de conhecê-las agora através deste passeio. É mais que turismo, é a história sendo resgatada e valorizada”, contou Bernadete.

Dia dos Pais a bordo

Assim como foi em 2022, o Trem dos Vales volta a ter passeios para celebrar o Dia dos Pais. Neste domingo (13) mais de 1000 pessoas são esperadas para os trajetos da manhã e da tarde. Conforme a NSB Operadora, responsável pela comercialização dos bilhetes, não há mais unidades disponíveis para a data em nenhum dos roteiros.

Matheus e a família no passeio de 2022. (Foto: Divulgação/Trem dos Vales).

No último Dia dos Pais, Matheus Vargas, de Canoas, trouxe a família para o passeio, e diz que na quinta temporada pretende voltar para reviver a experiência. “Foi um lindo passeio, um dia muito agradável e inesquecível. Um domingo que marcou meu dia como pai e também o meu aniversário. Estava com minha esposa, minha mãe e minha filha que tinha 3 aninhos. Foi a primeira vez que ela andou em um trem… Com certeza eu indico a todos. Tem um valor justo e o passeio é incrível”, descreveu.

Bilhetes e informações

Os ingressos para o passeio podem ser adquiridos através do site www.tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento via WhatsApp (44) 3307-9977. Cada bilhete adulto é vendido pelo valor de R$154,00 reais, com exceção de crianças de colo entre 0 e 5 anos, que não pagam. Por ser um passeio somente de ida, o retorno rodoviário (para voltar à estação de origem) é contratado à parte, no momento da compra do bilhete. 

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com apoio e cooperação da Rumo Logística.