Trem dos Vales já comercializou 50% dos bilhetes da temporada 2023. Cerca de 45 mil passageiros são esperados durante os cinco meses de passeio

Uma viagem sobre os trilhos que mostra a história de uma região colonizada por imigrantes, com paisagens exuberantes e construções históricas: Esta é a proposta do Trem dos Vales, no Vale do Taquari. 

Trem dos Vales chega à 5ª edição neste ano. Foto: Kadu Bernardi (@kadu_bernardi)

Os roteiros ocorrem aos sábados, domingos, feriados e em alguns dias da semana, conforme calendário. Os passeios são realizados duas vezes ao dia: De Guaporé, na Serra, a Muçum, no Vale do Taquari, com saída às 9h. E de Muçum a Guaporé, com partida às 14h30min. Ambos os trajetos passam pelos municípios de Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa. Como o passeio é somente ida, é possível retornar de ônibus para a estação de origem através do “retorno rodoviário”, adquirido no momento da compra do bilhete.

Com edição comemorativa, a iniciativa acontece apenas uma temporada por ano. No mês de agosto, o passeio inicia no dia 12, seguindo nos dias 13, 19, 20, 26 e 27; em setembro, nos dias 02, 03, 07, 08, 09, 10, 16, 17, 20, 23, 24 e 30; em outubro, nos dias 01, 07, 08, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28, 29; em novembro, nos dias 02, 03, 04, 05, 11, 12, 15, 18, 19, 25 e 26; e, em dezembro, nos dias 02, 03, 09, 10, 16 e 17.

É possível adquirir bilhetes pelo site www.tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento no WhatsApp (44) 3307-9977. Cada ingresso adulto é vendido pelo valor de R$154,00 reais, com exceção a crianças de colo entre 0 e 5 anos que não pagam. 

Números da 5ª edição

Cerca de 25 mil pessoas já garantiram bilhete para os passeios do Trem dos Vales da temporada 2023, o que representa 50% do total colocado à venda. A expectativa é receber 45 mil turistas, 10,8 mil bilhetes a mais que os 35,8 mil de 2022. 

Com a consolidação, os passeios comemorativos do Trem dos Vales já atraem turistas de diferentes partes do Brasil que buscam vivenciar experiências do Vale do Taquari sobre os trilhos. Entre os passageiros da edição 2023 estão visitantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul e Ceará. Os gaúchos ainda lideram a lista.

A novidade da edição são os combos, opções adicionais aos passeios que podem ser adquiridas no momento da compra dos bilhetes. Os combos integram o passeio de trem a atrativos da região dos Vales, apresentando aos turistas uma experiência ainda mais rica e diversificada.

Linha do tempo dos passeios

O Trem é atração desde 2019, quando os primeiros passeios foram realizados. Desde então, milhares de turistas viveram a experiência da “magia sobre os trilhos”, citação usada para resumir a perspectiva do passeio. 

Para o Coordenador do trem, Rafael Fontana, o crescente número de passeios e datas disponíveis ao longo das edições é motivo de comemoração e reflete a consolidação da iniciativa na região. “Estamos muito felizes com a adesão de tantas pessoas ao Trem dos Vales. E este sentimento reforça o nosso compromisso de seguir trabalhando para que a iniciativa se torne cada vez melhor”,diz.

Com 2h de duração, o trajeto de 46 quilômetros passa por 23 túneis e 15 viadutos da Ferrovia do Trigo (EF-491), da década de 70, que interliga o Tronco Principal Sul, na cidade de Roca Sales, com a Ferrovia Marcelino Ramos-Santa Maria, em Passo Fundo. A linha  também faz a ligação de 291km entre Passo Fundo e Porto Alegre. Entre as atrações do percurso está o “Viaduto do Exército”, ou “V13”, considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 de extensão.  

Trem dos Vales passando pelo Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa. Foto: Kadu Bernardi (@kadu_bernardi)

O trem também atravessa os viadutos “Pesseguinho” e “Mula Preta”, marcando um dos momentos mais aguardados do trajeto. O motivo está na estrutura dos viadutos, que não possuem marcações nas margens e contam com dormentes vazados – condições que passam a impressão do trem estar flutuando sobre os trilhos.

Trem dos Vales passando pelo Viaduto Mula Preta, em Dois Lajeados. Foto: Kadu Bernardi (@kadu_bernardi)

“Podemos afirmar que o Trem dos Vales já é um atrativo que pertence à região. No processo de levar o trem para os trilhos do Vale e da Serra, buscamos agora a possibilidade de tornar a atração permanente”, complementa Fontana. 

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.