A quarta edição do Trem dos Vales começou no último fim de semana, dias 6 e 7 de agosto. Em dois dias de passeios, 2,4 mil pessoas participaram das quatro viagens (uma média de 600 passageiros por passeio).

Os primeiros roteiros foram de muita animação e magia sobre os trilhos da Ferrovia do Trigo, que receberam turistas de várias regiões do Estado e de fora, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Amapá, entre outros.

O casal aposentado Norma e Roberto Wiechmann, de 58 anos, chegou a Guaporé de motorhome na tarde de quinta-feira, dia 4, para participar do primeiro passeio no sábado pela manhã. Do interior de São Paulo, eles atualmente estão em viagem em Florianópolis (SC) e conheceram o Trem dos Vales no ano passado, através de publicações na internet, quando se programaram. “Adoramos o passeio, a história envolvida, as paisagens, o atendimento, as pessoas compartilhando momentos agradáveis, foi muito bom. Recomendamos para vários amigos que já se interessaram também”, afirmaram.

A guia de turismo e proprietária da Terrasul Turismo, de Pelotas, Josette Pereira, trouxe um grupo de 22 turistas para passar dois dias na região e fazer passeios integrados entre o Trem dos Vales e outros roteiros regionais. “Já tínhamos feito o passeio e já conhecíamos o Roteiro Delícias da Colônia, mas o roteiro de forma integrada, entre Trem dos Vales, Cristo Protetor e Delícias da Colônia, foi a primeira vez. A região do Vale do Taquari é rica em cultura e belezas naturais. Há 5 anos que procuramos mostrar para os nossos clientes que o Rio Grande do Sul é bem maior”, explicou. A agência volta para a região no mês de setembro com, pelo menos, 46 pessoas e, em outubro, com cerca de 30 turistas.

Além dos turistas, autoridades locais e estaduais como o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, a primeira-dama, Sônia Vieira, o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e comitiva do governo estiveram no passeio. “Turismo gera emprego e renda. Foi uma área duramente golpeada pela pandemia. Nesse contexto, nossa obrigação é colaborar, fomentar e estimular ações para que o setor se reestabeleça”, salientou o governador.

“Estamos muito contentes com o primeiro fim de semana dos passeios. Além de sucesso de público, o Trem dos Vales tem atingido o seu objetivo que é alavancar o trade turístico da região. Nesses dois primeiros dias já atingimos esse resultado com empreendimentos de outros municípios da região recebendo público, e não somente os que estão na rota do passeio”, destacou o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

Mais sobre o passeio
Neste ano serão 60 passeios que ocorrem nos meses de agosto, setembro e outubro.  Passageiros de diversas regiões devem viajar pelos trilhos da Ferrovia do Trigo, percorrendo os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.

Os passeios ocorrem em datas específicas durante o ano, de forma comemorativa, em uma viagem única e encantadora, com duração de 2 horas e 30 minutos.

O trajeto do Trem dos Vales percorre 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo e é realizado com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, com 12 vagões (ou carros de passageiros) e três vagões de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

Nesta edição são duas opções de horários: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h.  No mês de agosto serão realizados passeios nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, em setembro nos dias 3, 4, 7, 9, 10, 11, 17, 18, 20, 24, 25 e 30. Já em outubro nos dias 1º, 7, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23 e 29.

O valor do passeio por pessoa é de R$ 148,00 e os bilhetes estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.