Neste sábado, dia 29, finalizou a 4ª temporada de passeios do Trem dos Vales, roteiro que percorreu a Ferrovia do Trigo pelos trilhos dos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.
Neste ano, foram realizados 60 passeios nos meses de agosto, setembro e outubro que reuniram cerca de 35,8 mil passageiros (15% a mais que em 2021). As viagens, que ocorreram em dois formatos, de Guaporé a Muçum e de Muçum a Guaporé, proporcionaram muita animação, magia, contemplação das belezas naturais e receberam turistas de várias regiões do Estado e de fora dele. De acordo com a organização, 70% dos participantes vieram de fora do Vale do Taquari, oriundos de outras cidades do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Goiás e Distrito Federal, e também de outros países como Alemanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Canadá, Venezuela e México.
A coordenação estima que o gasto médio por turista nos estabelecimentos comerciais da região, nesta edição, foi de R$ 290, o que gerou um incremento de mais de R$ 10 milhões na economia regional, cerca de 66% a mais que em 2021. Neste ano, foram beneficiados mais de 350 empreendimentos, entre restaurantes, pousadas, hotéis, padarias, postos de combustível, agências de viagens, farmácias, empresas de ônibus, parques, agroindústrias familiares e vinícolas. “Estamos muito contentes com a 4ª edição do Trem dos Vales. Além de sucesso de público, o atrativo novamente atingiu o seu objetivo de alavancar o trade turístico da região. Ao longo dos três meses conquistamos esse resultado, com empreendimentos de todo o Vale recebendo pessoas, e não somente as que estavam na rota do passeio”, destaca o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.
O proprietário da Casa Benvenuto Gastronomia, de Vespasiano Corrêa, Diego Baldissarelli, salienta o incremento no número de clientes no estabelecimento durante os meses dos passeios. “O Trem dos Vales foi muito bom, principalmente, em relação ao ano passado, pois tínhamos recém-iniciado as atividades e ninguém conhecia nosso restaurante. Este ano, muitos novos clientes que vieram para o passeio estiveram conhecendo nosso estabelecimento e nos prestigiando. O trem traz muitos turistas de várias regiões, fazendo com que nosso restaurante fique mais conhecido e prestigiado. Os turistas também ajudam a divulgar toda a estrutura que temos para apresentar, fazendo com que mais pessoas venham conhecer nossa Casa e nossa região”, enfatiza.
A proprietária do Hotel Rizzi, de Encantado, Adriana Rizzi, também enaltece a importância do Trem dos Vales para a região. “O trem foi um sucesso. Ouvir as pessoas é bem gratificante, pois é alegria na ida e na volta dos passeios. Muita felicidade dos hóspedes por terem participado desta experiência, e sempre em conjunto com o Cristo Protetor e os demais atrativos da região. Os turistas estão encantados com este nosso novo roteiro, tão cheio de novidades e um local diferente. Recebi público de todos os cantos do nosso Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Estamos muito felizes, foi bastante trabalho, mas também tivemos retorno e conhecimento de muitas pessoas novas”, diz.
A guia de turismo e proprietária da Nichele Turismo, de Curitiba (PR), Adriani Nichele, trouxe dois grupos de turistas, com 64 pessoas no total, para fazer o passeio e conhecer a região. “Trabalho há 25 anos com turismo e era um sonho fazer o Trem dos Vales. Via as propagandas, mas nunca conseguia vir, pois não tinha vaga. Neste ano deu certo e foi muito bom, todos adoraram. No passeio do feriado de 7 de setembro estivemos com 37 pessoas e ficamos cinco dias na região. Além do Trem, visitamos o Cristo e fomos até a Serra Gaúcha. Já com o segundo grupo de 27 passageiros ficamos somente o fim de semana”, lembra. “Já fiz outros passeios de trem em Santa Catarina e no Paraná, mas o Trem dos Vales impressiona pelas paisagens e belezas, e os viadutos são o auge da emoção do passeio”.
Passeios em 2023
O Trem dos Vales é um passeio anual realizado em um período específico. No entanto, a região já está mobilizada para tornar o atrativo regular. A organização já encaminhou a demanda para a Rumo Logística, que administra a malha ferroviária. “A expectativa é de até o final do ano termos um retorno sobre os passeios definitivos ou as datas da temporada 2023. Estamos na expectativa e trabalhamos bastante para que tenhamos o Trem de forma definitiva, integrado ao trade turístico regional”, destaca Fontana.
Os passeios têm duração de 2 horas e 30 minutos e apresentam aos turistas 23 túneis e 15 viadutos. A viagem percorre 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo e o trajeto é realizado com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12.
O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.
Créditos Fotos: Kadu Bernardi