Uma das viagens passa pela Ferrovia do Trigo e se firma como um dos roteiros mais bonitos do Brasil

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que representa os municípios Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em 2019: em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro, foram realizados oito passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas.

Em 2020, na segunda edição do projeto, mais passeios e mais público: quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões. Em 2021, foram realizadas 30 mil turistas fizeram o passeio. Em 2022 foram 60 passeios, transportando mais de 35 mil turistas. para 2023 a expectativa é reunir mais de 45 mil passageiros em 90 passeios.

História

Em 1995, o presidente da Amturvales era o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido em março de 2021. Naquela década, começava a movimentação para organizar um passeio turístico no Vale. Em 1998, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) também traçou um plano estratégico, que voltou a tratar da proposta de um trem turístico para a região.

A retomada do assunto ocorreu na gestão de Rafael Fontana na presidência da Amturvales, que vigorou até o início de 2019. A insistência no projeto permitiu que os passeios pudessem ser realizados em 2019 e 2020 e que estejam prestes a ocorrer em 2022 novamente.

Tal realidade, somente é possível, pois existe uma união permanente entre os municípios que fazem parte do projeto, Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, associados da Amturvales que lidera o processo juntamente com a ABPF, que possui experiência no transporte de passageiros, além da imprescindível parceria e cooperação da Rumo Logística na viabilidade dos passeios.

Sobre a Amturvales

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foi fundada em 29 de março de 1995, mas somente a partir de 1999 a iniciativa privada (hotéis, restaurantes, agências de viagens, entre outros) passou a fazer parte do quadro associativo da entidade, que anteriormente era formado apenas por prefeituras.

Hoje, a associação representa 56 associados, sendo 31 prefeituras e 25 empreendimentos da iniciativa privada.

A entidade tem como objetivo coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari; estruturar, qualificar e promover os roteiros e atrativos turísticos; desenvolver projetos de integração regional; representar a região junto ao Ministério do Turismo, à Secretaria de Turismo do Estado, outras Secretarias, Municípios, ao trade turístico do Estado; incentivar e orientar investidores para a área do turismo; agrupar o trade do turismo regional.

Sobre a ABPF

A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) começou em São Paulo capital e, mais tarde, foi para Campinas onde começou a operar a primeira ferrovia preservada do Brasil, a Viação Férrea Campinas Jaguariúna.

A entidade sempre teve como objetivo a preservação ferroviária em nível nacional, não apenas de uma região. Com o seu crescimento foi necessário subdividir em regionais e, mais tarde. em núcleos. Na região Sul, as atividades ficam a cargo da ABPF – Regional Sul, fundada em março de 1993.

Em 2019,a ABPF-Sul ativou projetos novos no Rio Grande do Sul, incentivando a preservação ferroviária em várias regiões do estado e, especialmente, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), deu início aos passeios comemorativos entre os municípios de Muçum-Guaporé, tornando realidade o Trem dos Vales.

Atendimento

Responderemos urgentemente